quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

GAIOLA

Pássaros cantam na minha janela todos os dias, o dia inteiro. É bom acordar e ouvi-los cantar, se não fosse o fato deles estarem em uma gaiola eu poderia até ficar feliz. Pertencem ao meu vizinho, os pássaros, ele pendura a gaiola em frente a minha janela num lugar de sombra.

Eu poderia usar isso de metáfora e escrever uma Crônica sobre a liberdade, sobre esta coisa de querer prender os outros em nossa vida para que nos tragam felicidade, sem perceber, que por mais que eles possam estar cantando todos os dias, ainda sim estão presos. Mas, não sei nada sobre prender os outros.

Talvez eu escrevesse um manifesto, sim, eu poderia escrever um manifesto contra o tráfico e o aprisionamento de animais silvestres e me indignar com o quanto nós homens, somos egoístas em pensar  que os animais existem para nos servir .Mas não sou dada  a defesas ambientais, sou pessimista de natureza e acredito que não há o que fazer com o ser humano.Uma denuncia ali uma prisão aqui, e mais e mais seres humanos nascem para cometer novas atrocidade.É uma visão pessimista eu sei,mas é defeito genético,o pessimismo.

Quem sabe eu escrevesse um elogio ao canto dos pássaros, uma crônica boba e imparcial, que falasse sobre a origem, a espécie... Ou serão espécies? Eles são diferentes um do o outro, a cor pelo menos é... Mas como dá pra perceber, não entendo nada de pássaros.

 Bom, eu também poderia contar em uma crônica bem altruísta e com toque de historias de heróis, que um dia eu fui até a gaiola, abri a porta e os pássaros voaram cantando para liberdade... Mas que estupidez! É claro que eu não faria isso... Eles morreriam lá fora.  Desaprenderam a viver na natureza, não saberiam mais caçar, morreriam de fome, de sede. Não só se aprende a viver em cativeiro, mas também se desaprende á viver em liberdade.

E enquanto escrevo, os pássaros cantam na minha janela, todos os dias. É bom acordar e ouvi-los cantar, e eles estão lá, na gaiola, todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário